Dia de Finados


Queria começar nesse dia 02, de novembro do ano de 2018 com uma frase muito marcante em minha vida. ´´ A saudades quando não cabe no peito, escorre pelos os olhos...´´
Sim, o assunto de hoje é o famoso feriado ´´dia de finados´´, mais conhecido numa linguagem mais popular como o dia dos mortos.


O Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos ou simplesmente Finados, se trata de um feriado religioso, dedicado a orações e homenagens aos que já se foram. Aliás, a palavra “finados” significa exatamente isso, algo que finou, findou, acabou ou morreu.
No Brasil, por exemplo, o Dia de Finados faz parte de um costume católico e consiste em visitar as sepulturas dos entes queridos que já morreram e enfeitar seus túmulos com flores. As pessoas também acendem velas por suas almas e rezam por eles no cemitério.
Conforme registros históricos, a tradição foi instituída pela Igreja Católica no século 10 e diz que os vivos devem interceder pelas almas que estão no purgatório esperando a purificação.
Mas, o costume é mais antigo do que se imagina. Desde o século 2, ao que tudo indica, já se tem indícios de cristãos que rezavam por seus falecidos, visitando os túmulos dos mártires e pedindo pelos que já morreram.
os poucos, então, a Igreja foi aderindo ao costume e no século 5, já era costume dedicar um dia do ano para rezar por todos os mortos, especialmente pelos quais não tinham família e ninguém se lembrava de pedir por suas almas.
Mas, o a escolha do dia 2 de novembro como a data oficial para celebrar o Dia de Finados só foi feita mesmo no século 13. Os responsáveis pela Igreja escolheram o dia por suceder o Dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro.

E aí, entendeu agora o que significa mais esse feriado no nosso calendário?
Agora vamos a Parte que se chama minha opinião...

Entendo que essa data é em homenagem a pessoa que você ama que já se foi ou que possa ser chamado por alguns de cultura. Tá, tudo bem! Não estou sendo louco, sabichão ou dono da verdade, apenas estou expondo minha opinião como cidadão que tem o direito de ir e vir, opinar e ter o tão gostoso chamado livre Arbitro. Então, as opiniões contraria a minha eu respeito sim, porém, não concordo. Ok!?
Sim, acho muito desnecessário rezar, acender velas ou fazer declarações para pessoas que já se foram, porque no meu entendimento, o momento de se declarar, rezar, e mostrar o que sente e o tamanho do amor que existe dentro do seu coração para outra pessoa. O momento é quando existe ainda o ar dentro dos pulmões dela, quando ainda existe o pulsar do coração e o folego de vida ainda a mantém viva. após isso é só matéria que esta ali que com o tempo não estará mais. E o que irá restar é apenas pó. ´´DO PÓ VIEMOS, AO PÓ VOLTAREMOS´´.
Eu já
vi muito por essa vida e ainda vejo, que existe pessoas que passam a vida inteira com o seu pai, mãe, irmão, irmã, tio, tia as pessoas, as quais consideram importantes porém não dão a mínima.
Quantos por ai tem suas mães e pais tão próximo e estão a dias, semanas, meses ou ate se bobear anos sem ver os seus pais com a desculpa de ´´ ESTAR SEM TEMPO´´, mas no dia do velório de ambos e dia de finados arrumam um tempinho para ir lá prestar a ultima homenagem para seus pais que acabou de falecer ou homenageá la pelo o dia dos mortos com a desculpa que nunca sera esquecida?
Quantos pais que tem seus filhos tão próximos, que já se passaram anos e nunca se quer bateu na porta do seu filho pra dizer mamãe, veio tomar café com você ou papai veio almoçar com você? QUANTOS???
Quantos netos que teve seus avós tão perto e nunca se deu o trabalho de passar o dia com aquele velhinho ou aquela velhinha que tanto cuidou de você quando você mais precisou. Lembra, quando ainda era tão indefeso, que seus pés ainda não conseguiam equilibrar suas pernas para que pudesse se manter em pé? Aquele vovô e aquela vovó não queriam nada demais de você, nada de valor material, porque o que eles mais queriam era o valor sentimental, apenas isso! somente isso! e nada mais... e você, o que fez? O que ofereceu a eles de bom antes de partir a não ser suas lagrimas sobre o caixão que em poucos minutos secaram?
pois é pense bem...
Nem todas as lagrimas podem ser denominada como saudades, talvez seja culpa, remorso, arrependimento que você teve a chance de ter sido uma pessoa melhor...

Agora me diz, adiantou???

Adiantou chorar?
adiantou se debruçar no caixão?
adiantou gritar porque meu Deus?
adiantou desmaiar?
adiantou passar mal?

CLARO QUE NÃO!

Não deixe de fazer hoje o que você pode fazer, pra que e porque deixar pra amanhã? Talvez, possa ser tarde demais... e só irá sobrar a culpa, o remorso, o arrependimento, as lembranças e a saudade que quando seu coração não suportar mais ela irá escorrer pelos o seus olhos...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ABC DO AMOR... (PARTE 1)

Eu o Gênio (parte 1)